sábado, 17 de junho de 2017

Receita para se escrever uma grande obra de teatro – Por Leonel Ferreira.



Montagem teatral: Parto / BAI – Bando de Atores Independentes.

Autor da crítica: Leonel Ferreira: Artista de Teatro e Sociólogo. Participante do Minicurso de crítica teatral “O que pode uma crítica teatral?”



Receita Para se fazer um herói:

Toma-se um homem

Feito de nada como nós

Em tamanho natural

Toma-se um homem

Feito de nada como nós

Em tamanho natural

Embebe-se-lhe a carne

De um jeito irracional

Como a fome, como o ódio

Depois, perto do fim

Levanta-se o pendão

E toca-se o clarim

E toca-se o clarim

Serve-se morto

Serve-se morto

Morto, morto

Serve-se morto

Serve-se morto

(Receita para se fazer um herói – Ira – Psicoacústica, 1988)



Parto, último trabalho de Mauricio Franco, é um convite para se ganhar o mundo e refletir sobre as escolhas, sobre os sonhos, as buscas... Eu fui buscar o teatro motivado por uma desilusão por reprovação no vestibular de 1993. Ainda bem que não passei, pois do contrário, talvez eu não escrevesse essas linhas. Queria revolucionar o mundo através do teatro.  Era 2001, último ano do curso de ator da Escola de Teatro e Dança da UFPA, eu sentado na escada de entrada da Escola conversando com Flávio Furtado, amigo do curso. Ele se vira para mim e diz: “– Nosso último ano, não é meu amigo? Como será daqui pra frente?” Então respondi: “– Não sei tu, mas eu estarei fazendo teatro, nem que eu tenha que criar um grupo”. Meses depois criamos a Cia de Teatro Madalenas. Então eu fui atrás de Brecht, depois Grotowski, reli Shakespeare, fui estudar Stanislavski e ações físicas, teatro pós-dramático, performance, teatro de rua, enfim, tudo que eu considerava importante para um plano revolucionário. Mas sabe aquela pergunta que perturba a mente? Será que vale a pena? Minha alma não é pequena, mas será que vale realmente a pena? É penoso o ensaio, a produção, a pesquisa, os desentendimentos, as dúvidas. Porque insisto em fazer teatro numa cidade onde o poder público vira as costas para o fazer artístico? Onde não se tem grana para pagar pautas longas nos teatros da cidade!? Às vezes até as curtas. Onde a presença do público, em sua maioria, são os parentes e amigos de ofício... Não se tem grana para uma ampla divulgação através da televisão, busdoor, outdoor, no máximo uns cartazes impressos em papel A4. Cômico se não fosse trágico.



Receita para se escrever um bom texto:

- 1 limão

- 2 colheres (de sobremesa) de açúcar

- Gelo

- Cachaça

Modo de preparo:

- Corte as pontas do limão;

- Corte o limão ao meio;

- Faça um corte em V e retire a parte central, pois ela faz a caipirinha adquirir um sabor amargo;

- Corte o limão em pedaços menores;

- Misture o limão e o açúcar num copo;

- Amasse suavemente a mistura com um pilão;

- Acrescente o gelo;

- Complete com a cachaça;

Pronto, agora é só escrever o texto.



Mauricio Franco se autodefine como um operário do teatro. Escreve as cenas, concebe e confecciona figurinos e cenários, dirige e representa. É o tipo “pau para toda obra”.  Foi aluno da UNIPOP, da ETDUFPA e sempre foi um bandoleiro, daí melhor nome o grupo do qual faz parte não poderia ter, BAI – Bando de Atores Independentes. Parto é uma produção independente, sem financiamento público ou privado. Conta com as parcerias de velhos e novos amigos da cena local, dentre eles o Casarão do Boneco, Sônia Lopes, que é a iluminadora do espetáculo, Paulo César Jr, que assina a direção do espetáculo e que é do Coletivo Casa de Zecas. Maurício Franco fortalece a ideia da qual teatro se faz no coletivo e que fora dele não há saídas, principalmente quando se trata de uma fazer artístico marginalizado, que não gera receitas, pelo contrário, só contrai dívidas. Contudo, Parto nos faz lembrar que nunca é tarde para se livrar de antigos nós e como na vida, que é feita em pedaços e de desejos, histórias, o espetáculo tem as pausas certas e uma pulsação intensa e captura o espectador para cada história contada por Mauricio. Contudo a cena da caipirinha é impagável, um convite para brindar a vida e seus dissabores, se deixar levar pela embriaguez das palavras soltas.

“Pegue duas medidas de estupidez

Junte trinta e quatro partes de mentira

Coloque tudo numa forma untada previamente com promessas não cumpridas  

Adicione a seguir o ódio e a inveja as dez colheres cheias de burrice

Mexa tudo e misture bem

E não se esqueça antes de levar ao forno

Temperar com essência de espírito de porco

Duas xícaras de indiferença

E um tablete e meio de preguiça”

(Os Anjos, Legião Urbana -  O Descobrimento do Brasil, 1993)



E se nada mais der certo, sempre haverá o teatro.

15 de Junho de 2017.



Referencia:

www.receitadecaipinha.com.br



Ficha Técnica:

BAI – Bando de Atores Independentes

Elenco:

Maurício Franco


Maércio Monteiro

Iluminação:

Sônia Lopes

Colaboração:

Camila Paz

Operação de Som:

Juliana Bentes

Preparação Corporal e Direção:

Paulo Cesár Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário